quarta-feira, 7 de maio de 2008

CONVERSA COM UM PINTOR


Não sei se sou humilde – confundo, um pouco, o sentido dessa palavra...
Um dia, um Pintor amigo, disse-me: - procure ser humilde, nas dificuldades surgidas quando pretende fazer, a mistura das cores.
Na realidade, eu sentia essa sensação difícil, para mim, ao tentar misturar as diversas cores.
Mas a palavra Humildade – deixou-me perplexa…E respondi:
- Eu sou humilde! Não sei a que se refere…
Sei que nada sou,
Entendo as dificuldades, só minhas,
Aceito as facilidades dos outros,
E lamento, não ser mais diligente,
Na mistura das cores,
Sou humilde no viver, no dizer.

Diga-me como devo Ser!
E se for possível, EU SOU!

Mas defina a minha falta de humildade…
Não define?
Então, eu vou aprender a pintar!

Levei as tintas (das mais caras em preço), os pincéis, a tela e a minha vontade.
Em determinada altura o Pintor disse-me (vendo a falta de habilidade) – tem de ser humilde! - Eu olhei estupefacta para ele e respondi:
Eu sou humilde!
E ele continuou a insistir na necessidade desse sentimento, para aprender uma arte (que admiro) …mas não me pertence…não é minha.
E aí eu pensei – vou desistir, não tenho o dom de saber pintar. Reconheço a minha falta de talento. E nessa aceitação – eu sou humilde!
Calei-me naquela sala, cheia de gente, desejosos de aprender.
E eu com raiva a misturar as cores e a sujar tudo à minha volta – incluindo, eu própria.
Não sei pintar! Desisto e é tudo! Não tem nada com humildade!
É esta a conclusão a que cheguei!
Adeus pintura! Tanto gosto de ti!
Mas não sei pintar!
Escrevo, não sei bem como…mas gosto de escrever!
E esta foi a minha última conversa com o Pintor!

3 comentários:

Anónimo disse...

Afinal, que concluiu da “Humildade”? Que é humilde? Ou que, humildemente, reconhece alguma falta de jeito (de sentido) na escolha das cores (caras!), ou da tela, ou das espátulas, ou… sei lá! Que humildemente reconhece não lhe ser esta qualidade (virtude) muito familiar?
Um Pintor, assim com um P dos grandes, também podia ser um arquitecto, ou um Arquitecto com A grande, ou como dizem os “pedreiros-livres”, O Grande Arquitecto.
Será a mensagem do texto poético o reflexo da sua aproximação a Ele, ou uma reflexão sobre Ele, ou como chegar a Ele (pintando)? E Ele a dizer-lhe qualquer coisa como: “Se queres chegar até mim, tens de trilhar o caminho certo”.

Quem me dera ter mais tempo para a Prosa-poética da minha amiga… e algumas tintas.

CNasc

Anónimo disse...

Olá Luisa,

E que tal comentar um comentário?!

Fico na expectativa.

CNasc

Maria Luisa Adães disse...

Afinal cheguei à conclusão que "Sou Humilde";
Peço imensas coisas ... Sou uma pedinte! Mas encontro boas "Almas" no meu caminho... É Real!
"Mas sou humilde"!

Beijos Anónimo, (nunca esperei gostar do anonimato, mas o seu agrada-me)

Maria Luísa

P.S. Obrigada