quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Transformar

Oferta/ Mis carícias del alma/ Com ternura agradeço

Maria Luísa
 
 É possível transformar o mundo
Fazer Voar as flores
Respirar o aroma cândido
Fazer voar animais, fadas e duendes
E dar um mundo quente de ternura?

É possível?

Fazer voar mentes absortas
E pensamentos sombrios
E dar-lhes vivacidade sem sombras
Se eu vejo erva rasteira
Em planícies longas.

É possível?

Fazer parar a saudade
Do que não ouço e não vejo
E do que vi em tempos passados?

É Possível?                             

Estendo meu corpo na areia
Muito próximo do mar
Olho as nuvens e seus arabescos
Habitantes do espaço etéreo
Por onde algumas vezes passo
E vou deixar de passar...

Ou eu peço um mundo a transformar
Numa espécie de magia só minha
E não tenho quem me acompanhar?

É possível
Que tudo seja inventado
E desejado por mim
E eu tenha entrado num mundo
Sem clarões e sem jardins?

É possível?

Talvez tudo isto seja um erro
Talvez não exista erro
Mas exista para mim.

É possível
Eu escrever páginas em branco
E estar iludida quanto a mim?

Beija-me em silêncio
E ninguém interfira
Se tudo quanto escrevo
Não transforma o mundo, nem a mim...

Mas quero transformar o mundo
Pretendo mudar este viver
E que ele seja
Eternamente nosso
E dos outros!...

E se não posso...

Continuo a mentir
Quando digo,
Eu vivo...

Maria Luísa Adães



56 comentários:

Arnoldo Pimentel disse...

Se acreditar tudo é possível.Beijos.

Maria Luisa Adães disse...

Vou tentar!

Maria luísa

rosa-branca disse...

Olá amiga Maria Luísa, tudo é possível e ás vezes, até o que parece impossível. Possível foi este maravilhoso poema, que a sua alma ditou e que amei demais. Lindo. Beijos com carinho

Unknown disse...

Não sendo possível fazer-se com que aquilo que é justo seja forte, faz-se com que o que é forte seja justo.

Beijo.

Maria Luisa Adães disse...

Rosa-branca

Ainda bem que pensa dessa forma.
Dá alento e calor à vida!

Maria luísa

Rogério G.V. Pereira disse...

Poeta,
Tudo o que escreves não mudará o mundo
Mas ajuda!

E se há mentira que não dizes
É "vives"
E disso sou eu testemunha...

Maria Luisa Adães disse...

Manuel marques Arroz

Gostei dessa sua forma de dizer!
Obrigada,

Mª. Luísa

Maria Luisa Adães disse...

Rogério

Não posso mudar o mundo - tu o dizes e eu o sinto...mas não vivo...e tu dizes que vivo!

Grata por tuas palavras.

Mª. Luísa

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida Maria Luíza
Aproveito uma folguinha...
Digo, com sinceridade de coração: é possível sim!!!
Bjs de paz

Mari-Pi-R disse...

Con el convencimiento de ello, se logra lo inalcanzable, un abrazo

Maria Luisa Adães disse...

Orvalho do céu

Diz que é possível,
ao meu poema que pergunta!

Acertou no que pretendo saber...
Se posso ter Esperança e se a tiver, eu vivo...e não minto ao dizer...

Maria luísa

Maria Luisa Adães disse...

Mari-Pi-R

"Tener confianza se logra lo inalcanzable"

É isso que peço no meu poema! Obrigada por entender.

Maria Luísa

sérgio disse...

É possível mudar o mundo?
Ah! Quanto tempo bato e me debato com isso e vejo que o mundo não muda pq a humanidade prefere repetir os modelos, os vícios, o lugar comum e quem é diferente fica sem um "porto seguro" nesse mundo de referências tão sómente materiais!
O jeito é criar ou viver num mundo só da gente, como da poesia, da arte...a linguagem da sensibilidade vai mais longe!
Grato pela visita Maria Luisa; tb gostei daqui...a poesia diz muito!
Um bjo.

Alberto Couto Filho disse...

Abençoamada Maria Luisa

Nada a dizer - talvez seja enlevo.
Encantei-me com esta tua página.
Deixar de ser um sonho - simplesmente mirífico!
Não, não sou um niilista - eu faço sentido.
Bom te ler.
Alberto

Maria Luisa Adães disse...

Sérgio

De acordo consigo! A humanidade prefere repetir o lado mau da História de séculos passados.

Viver para o que sou e o que escrevo levanta-me questões a cada instante e duvido se vivo num mundo que ainda não nasceu depois de se corromper,
Não posso escrever para um mundo feito à minha medida e só meu. Não
posso, embora compreenda suas razões.
Por isso não escrevo poemas suaves
e interrogo, cada vez mais, os males do mundo.
Ajudo? Como posso ajudar se sou uma inquietação no que escrevo?
E faço perguntas que não devo...

Meu amigo, adorei encontrá-lo por aqui e agradeço a sua Verdade.

Maria luísa

Jose disse...

Muchos desean o deseamos tratar de cambiar el mundo y ver que la que la naturaleza nos ofrece sea para todos por igual,pero existe esa parte interesada que solo lo quiere para ella y nadamás.

Sentido poema lleno de ilusión esa que no falte nunca.

Saludos

Maria Luisa Adães disse...

Alberto Couto Filho

Já lhe respondi em seu blogs.

Adorei o encontro!

Maria Luísa

manuela barroso disse...

Tudo é possível quando os Homens tiverem as mentes abertas para ouvir "gritos" tão belos!
Maravilhosa Mª Luisa. Sempre
Muitos beijinhos

Antologias de Clarice disse...

Boa noite amiga, concordo com o comentário do Sergio, mas ainda creio que se podemos fazer algo para um mundo melhor, vamos em frente,pois para DEUS nada é impossível, e a fé remove montanhas.
Lindo, e interessante seu poetar!
Beijos com carinho
Clarice

Eu...Suzana disse...

Temos dentro de nós um poder imenso que ás vêzes nem imaginamos ter, ou melhor, nem tentamos descobrir. E é ele quem faz de nós esse ser tão humamo capaz de transformar o mundo, de sonhar sonhos impossíveis...basta apenas querer. Muito lindo. Um grande beijo no seu coração.

Marilu disse...

Querida amiga, é possível fazer tudo o que queremos, basta acreditar em si mesmo. Saudades de ti. Beijocas

Julie Sopetrán disse...

Se puede transformar todo cuando se ama. Hermoso poema.

La Gata Coqueta disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
La Gata Coqueta disse...

Gracias María Luisa,por continuar iluminando mi jardín con la sonrisa de tus letras. Todo un honor para quienes creemos en el amor y la amistad, abriéndole las puertas para que sigan creciendo e inundando los corazones
de confianza y comprensión.

Atte.
Un beso de quien te escribe
Carmen Fernández

Anónimo disse...

Tu não mentes!
Desde quando o apresentar de dúvidas é mentira?
A dúvida é apanágio de quem se debruça sobre os grandes problemas
e os sente e dúvida de si próprio.
O poema é lindo e tão teu...

Da amiga,

M.C.

Maria João Brito de Sousa disse...

Tu sabes bem que sim, que conseguimos criar um mundinho apenas debruçado sobre esta realidade e bem distanciado dela, de certa forma...
todos nós, humanos, somos capazes disso - de uma forma mais ou menos consciente, mais ou menos voluntária - e os poetas fazem-no com a maior das facilidades... a prova é este teu lindíssimo e tocante poema!

Abraço grande, grande!

beites disse...


vamos alegrar Luisa

e tudo o mais das gúvidas
pró Inferno
como dizem os Brasileiros...

bonito poema...

um xoxo dos calhaus frios da Serra~_

And disse...

A vida é cheia de possibilidades, cheia de encruzilhadas, cheia de perigos, cheia de decisões...

Bonito poema :)

And

Ingrid disse...

tudo é possível quando lemos teus versos querida..
sempre belíssimo expressar..
beijos..

Evanir disse...

Minha amada amiga irmã de alma e coração.
eu passei muito mal por isso ainda não tinha aparecido aqui vi seu recado agora no face.
Eu vou orar muito amada para você conseguir voltar para o Brasil entendo que um pedaço de você mora do outro lado do mar.
Que ,Deus abençoe com dias felizes com a visita do seu filho e familia.
Querida ,o trono do meu blog será sempre seu amo seus poemas por ser tão verdadeiros .
O seu livro acredite todos os dias leio não da para cansar.
Deus abençoe você dando saúde o principal das nossas vidas.
Estarei postando amanhã espero amanhecer bem.
Beijos no coração ,Evanir.

CARLOS MORANDI disse...

Belíssimo trabalho, Maria Luísa!
Aceite meus sinceros cumprimentos e meu fraternal abraço.
Do Brasil,
CARLOS MORANDI

Rafael Castellar das Neves disse...

E que bom que é assim, não é Maria Luisa?

Muito bom te ler!

Beijos

beites disse...

um belo e agradável fim de semana

Sinval Santos da Silveira disse...

Boa tarde! Parabens pelo belo trabalho.
Abraços
Si8nval

Anónimo disse...

Olá, Maria Luisa!

Tantas perguntas num só poema, e tão profundas.Para as quais haverá tantas respostas tantos quantos de nós as respondam - se o conseguirmos.
E eu espero que a resposta à pergunta que te perguntaste, seja sim.

O poema é magnífico, muito rico: parabéns!

Bom fim de semana; beijinhos.

Vitor

Sonhadora (Rosa Maria) disse...

Minha querida Maria Luísa

Por vezes estamos mesmo assim...sem nós, mas tu estás sempre acompanhada das tuas palavras e com a alma cheia de poesia.

Um beijinho com carinho
Sonhadora

Evanir disse...

Amada Amiga Irmã de alma e coração.
Com muito carinho já postei seu lindo poema escrito com sua alma.
A cada postagem jamais esquecerei de você .
E farei por seus lindos poemas e por amor a você minha querida sinta-se de mãos dadas comigo.
Beijos em sua alma linda,Evanir.

Graça Pereira disse...

É possível transformar o mundo? É!!
Se quiséssemos... mas não queremos!
É mais fácil estar ausente, fingir que não se vê, mentir para ganhar distância, inventar alegria quando já não se sabe sorrir...embora por dentro, haja ressonâncias que um dia, a vida nos deixou...e marcou!
Belo o teu poema e...a tua inquietação!!
Beijo carinhoso
Graça

Anónimo disse...

Bom fim de semana.
Ia jurar que tinha dito qq coisa sobre o Poema,mas li e...nada disse.
Há aspectos em que ñ é mesmo possível mudar o mundo.
Mas há tanta coisa boa que podemos fazer!!
Belo Poema,neste Dia do Poeta.Seu!
Beijo.
isa.

franciete disse...

Minha querida amiga, a tua poesia é verdadeira, sai do teu coração da tua alma. E não te importes com quem gosta ou não, tens além de mim muitos amigos que tu não conheces e de certo nunca virás a conhecer... nós somos anjos que Deus um dia enviou à terra cada um da nós com a sua missão, os que passaram mais mal noutra vida anterior hoje podem ter uma vida melhor, os que passaram melhor anterior hoje podem sofrer mais um pouco. Amiga este poema foi o primeiro que a minha filha me fez, ela foi feita de propósito, porque o meu mais velho teve entre a vida e a morte com uma peritonite que durou desde Setembro a Janeiro, e, quando foi operado o médico disse que se salva-se era um milagre. E graças a Deus esse milagre aconteceu ele só tinha 4 anos isto há 34 anos atrás, a minha agonia era tanta que todos os dias eu vestia uma bata branca e estava com ele quase sempre. Ficou com um dreno durante muito tempo e uma cicatriz muito feia, mas que importa ele está cá isso é o fundamental, então eu dai pensei se tivesse outro talvez pudesse suportar mais a dor daquele, então daí estar cá a minha filha! O meu marido tinha um livro Brasileiro onde se podia escolher o sexo do filho, dava certo 80% vai dai... eu quis arriscar e até ela nascer eu sempre acreditei que era menina, só no dia em que ela nasceu e o médico me disse tens aqui uma linda menina e disse: não acredito essas palavras valeram-me um tapa na cara pois ele ficou zangado e me disse: que não estava ali para enganar ninguém, eu olhei a minha filha e disse: aí- a rapariga parece o Samora Machel. Foi o suficiente para ter uma enfermeira à perna a pedir para lhe dar a menina, dai em diante eu jamais desgrudei da minha filha, foi uma menina muito querida, muito boa de criar até aos 12 anos! Aí começou as brigas, eu comprava roupa tinha que a dar a uma prima tal e qual como vinha da loja e olha que eram sempre lojas caras, mas ela não vestia não sei o porquê? Nem porque não, começou a instalar-se um bloco de gelo entre nós que até há poucos anos talvez uns 3 ou 4 a noite virou dia, e hoje somos novamente unha e carne,ela tem muitos motivos para isso para agradecer tudo o que eu sempre tenho feito por ela, mas os resultados foram sempre nulos. Agora talvez a vida lhe tenha mostrado caminhos diferentes e a pessoa que ela escolheu para viver a tenha ajudado muito a mudar um pouco mais, porque ela tem uma menina que foi criada comigo até aos 3 anos e com a separação o pai levou-a, porque ela teve de ir trabalhar para pagar as dividas que tinham contraído... e como ela fala muito bem Inglês foi ela, e ele ficou mas tudo já andava muito mal e como ela estava no estrangeiro, a filha ficou com o pai por ordem do tribunal, 6 anos passados veio-se a justificar que as divergências e falta de tudo em geral era demais... e a minha filha recorreu pela guarda da filha, uma vez que o pai tem faltado a tudo que ficou escrito. O certo é que temos mudança, talvez porque eu já tenha poucos anos de vida? Meu amor vim aqui para agradecer a tua visita e o teu comentário e deixei-te todo este testamento, pena é que não seja de uma herança. Me desculpa... recebe os meu beijinhos de luz e muita paz e amor na tua vida que sempre tenhas o teu marido ao teu lado, e escreve nem que seja só para nós que te amamos muito.

Fred Caju disse...

Estou com Arnoldo.

chica disse...

Que maravilha.Dá pra ler e reler! beijos,chica

São disse...

Se é possível?...Em sonhos tudo é possível e com luta também muita coisa se pode tornar possível na vida de todos os dias.

Bom fim de semana

franciete disse...

Minha querida venho aqui só para te deixar alem do meu apreço , votos de um feliz fim de semana com todos os teus sonhos.
Devem de ser muitos mas não muito concretos beijinhos de luz e paz meu anjo amigo...

Dulce disse...

Maria Luisa, tudo é possível, mesmo que não o pareça. É preciso coragem e determinação, obstinação e fé nessa possibilidade.
Muito bela, esta sua interrogação.

Anónimo disse...

Olá Maria Luísa?

Como está de saúde, ou da falta dela?

QUASE tudo é sempre possível, basta querer.

É possível escrever desta forma e transmitir-nos estados de alma fantásticos.

VIVE, COM CERTEZA! e com "aquele beijo", vai viver, no mínimo mais cinquenta anos.

Beijo.
Luz.

La Gata Coqueta disse...



Después de un largo periodo de tiempo, tiempo que a veces no se comporta como nosotros quisiéramos y si como le preceden las situaciones…

Regreso emocionada a recrearme por este vergel, donde las rosas acompañadas de las letras se mecen creciendo bajo la luz de tu sonrisa.

Te dejo como bienvenida, un abrazo de golondrinas interpretando los trinos del cariño y la fantasía.


Atte.
María Del Carmen





La Gata Coqueta disse...



Y para no perder las buenas costumbres en Mis caricias del alma hay un detalle pensando en ti, si te apetece retíralo da por hecho que me agradaría hasta causarme un prolongado latir del corazón.


Un abrazo breve pero sentido

María del Carmen

José disse...

Boa tarde Maria Luisa!

Transformar é a palavra que mais se adequa ao actual momento que estamos vivendo. Lindo o seu poema minha amiga. É possível escrever lindos poemas, mas é quase impossível mudar mentes pequenas.

Um grande abraço
José.

Maria Luisa Adães disse...

Gatita,

Regressaste...Que bom!

Maria Luísa

http://odeclinardosonhos.blogspot.com disse...

Ao ser humano tudo lhe é possível desde que a sua força, pensamento forte e capacidade lho permitam...
A tudo isto falta só acrescentar um pouco de magia...
muito lindo, parabéns

Maria Rodrigues disse...

Nem sempre é possivel alcançar os nossos sonhos, mudar a nossa maneira de ser ou a dos outros, alterar tudo aquilo que ao nosso redor não está bem, MAS, é sempre possivel TENTAR, e dessa forma já estamos a a contribuir para a mudança.
A poesia pode não mudar o mundo, mas contribui para aliviar a alma de quem a lê, por isso, ela é um bem precioso. Obrigado por este belissimo poema.
Beijinhos
Maria

Patrícia Pinna disse...

Boa tarde, Maria. Acredito que seja possível as transformações acontecerem de dentro para fora, as que forem sinceras, leais com o nosso pensamento.
Nossos desejos por vezes são complexos demais e o que queremos nem sempre acontece, mas não vejo isso como se fosse a última chance da nossa vida, talvez não tivesse de acontecer mesmo, não estava escrito, não era a nossa história.
A nossa imaginação fértil cria situaçãoes que não existem para nós, que gostaríamos de vivenciar, mas provamos o oposto a isso.
O mundo somente será transformado se as pessoas tiverem em seu interior o desejo real da transformação.
Assim sendo, juntaremos, você eu e nosso próximo fazendo grandes mobilizações.
Do contrário, será apenas um pensamento sem forma, sem ação que não sairá da mente!
Comecemos a grande mudança interior, a fim de que possamos dizer "é possível."
BEIJOS NA ALMA E PAZ!

Maria Luisa Adães disse...

Patrícia Pinna

Aceito o que me diz e agradeço, mas nada prometo...

Com ternura

Maria Luísa Adães

jabeiteslp disse...

a melhor das noites pra ti
que seja muito feliz

e tudo de bom Luisa...~_

Si Arian disse...

Aqui cheguei através do seu poema Cântico dos Oceanos postado no blog A Viagem, da nossa querida Evanir.
Fiquei encantada com a sua poesia, verdadeira e de intenso sentimento.
Todos nós podemos "Transformar" a partir de nós, querer é poder. Mesmo quando não acreditamos em nós mesmos.
Adorei seu espaço, tanto é que faço-me seguidora.
Que as bençãos do Pai Maior estejam sempre contigo.
Beijos na alma.